sábado, 18 de fevereiro de 2012

bichos ameacado de extinção

Pato-mergulhão

eles vivem em rios de Água claras, com pequenas corredeiras e piscinas naturais. são eximios nadadore e quando encontram o(a) companheiro(a) ficam juntos por toda a vida, criam seus filhotes e vivem felizes para sempre. conto de fadas? nada disso! tirando o exagero do ´´felizes para sempre´´ , esta é a vida real do pato-mergulão. as aves dessa espécie tem plumagem discreta. A cabeça e o pescoço são bem escuros, com reflexo esverdeado e um lindo penacho, que é maior nos machos. O corpo é cinza, com detalhes castanhos. peito, abdomen e asas tem algumas penas brancas, enquanto os pésão vermelhos. Na água, nadam que é uma beleza, graças ás membranas que tem entre os dedos, facilitando o deslocamento. O macho ea femea são muito unidos e escolhem uma parte do rio para viverem. Mas não é facil observá-los porque se camuflam muito bem no ambiente. Ao menor sinal de perigo, saem voando ou nadando velozmente. Em situações extremas, mergulham e reaparecem bem  longe, exceto quando o casal está com filhotes pequenos. Ai não abandonam a familia, nadam e chamam as crias, evitando deixá-las sozinhas. Familia unida parece ser o lema do pato-mergulão, que cuida mesmo muito bem dela. para terem seus filhotes, o casal faz o ninho em oco de árvores, rochas ou em barrancos á beira do rio. O local escolhido costuma ser o lar da familia por vário anos. Ali são colocados até oito ovos, com intervalos de um a dois dias. A femea deixa o ninho duas vezes por dia, somente para fazer suas necessidades e se alimentar, pois fica chocando os ovos por muito tempo, no minimo, 33 dias. O macho vigia a área e aproveita a saida da femea para namora e voar um pouco junto com ela. Quem olha de longe até pensa que há uma só ave voando, por conta da forma que o pato-mergulhão encotrou para proteger sua companheira: voa ao lado dela até bem pertinho da entrada do ninho. Então, ela entra sem chamar a atenção dos predadores. Quando nascem os filhotes ficam apenas um dia no ninho. Na manhã seguinte, já saltam para nadar no rio. Assim, toda a familia fica reunida e os pais podem protege-los dos seus principais predadores, lontras  e aves de rapina. Como passa boa parte da vida nos rios, o pato-mergulão necessita de água limpa. É da água que a espécie retira o seu alimento: peixe, como o lambari, que capturam com seu forte bico, em longos mergulhos. A poluição das águas e a retirada da vegetação próxima aos rios são os principais problemas ambientais que ameaçam a sobrevivencia do pato-mergulhão. Quando determinada área onde mora é desmatada, a terra que está em volta corre para dentro do rio, é o chamado assoreamento. A água-que muitas vezes já está poluida-misturada com terra fica turva e escura, oque dificulta a captura de peixes pela ave. Sem ãgua limpa e sem alimento, este animal pode desaparecer do planeta. 

Nome cientifico: Mergus octosetaceus.
Nome popular: pato-mergulhão. 
Tamanho: de 48 a 55 centimetros de compromento.
Local onde é encontrado: nas bacias dos rios São Francisco,Paraná,Tocantins e Doce.
Hábitat: rios de regiões de floresta subtropical e do Cerrado.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!

SOBRE O PATO-MERGULHÃO



mico-leão-de-cara-dourada
 eles choram quando sentem fome,dor,frio, ou quando tem a sensação de estarem desprotegidos ou precisando de carinho. A mãe decifra cada choramingada e sabe exatamente o que deve fazer para que eles parem. Se voce pensa que estamos falando de bebes humanos, errou. essas caracteristicas são também comuns ao mico-leão-de-cara-dourada, um primata de hábitos parecidos com os nossos. A mamãe mico, geralmente, tem gemeos e sua gestação dura cerca de quatro meses. Ao nascerem, são carregados por ela durante a primeira semana. A partir da segunda, toda a familia-pai e irmãos-entra em ação para cuidar dos filhotes. Assim como a mãe, eles seguram, limpam e protegem os bebes micos. No item limpeza, a faxina é geral: retiram carrapatos do pelo dos pequeninos e lambem para retirar com a lingua a sujeira que possa estar grudada. Apresentam uma pelagem de cor preta,sendo que a cabeça, as nádegas, a superficie mais alta da cauda, o antebraço, as mãos e os pés sáo dourados. Durante a quarta semana de vida, os filhotes começam a mostrar interesse pelo ambiente ao redor. Ai, abandonam as costas dos mais velhos e começam a explorar o território. tocam, cheiram e lembem tudo o que vêem pela frente. Nessa fase, os pais permitem que os filhotes fiquem sozinhos, mas estão sempre atentos a qualquer aproximação de pessoas ou animais estranhos. A mãe ensina sua dieta para os filhotes e os alimenta com as próprias mãos, dando pedacinhos de frutas na boca. Os filhotes mamam e comem o quer a familia der para eles: frutas,insetos, ovos de pássaros. em seu hábitat natural. eles usam buracos nos troncos das árvores como abrigo e dormem bem agarradinhos uns com os outros.Com cerca de oito semanas de vida, já brinca de esconde-esconde e de correr um atrás do outro até os pais e os irmãos mais velhos participam das brincadeiras.esse agradável convivio em familia de que o mico-leão-de-cara-dourada desfruta está ameaçado porque muitos filhotes são separados de suas familias para serem vendidos ilegalmente.Alguns são comprados para servirem como animais de estimação; outros são enviados para o exterior. outra grave ameaça á existencia desse animal é a destruição de seu hábitat. para a preservação da espécie, foi criada a Reserva Biológica de uma, na bahia, única área protegida onde a espécie pode ser encontrada. preservar a natureza e dezer não na hora de receber um animal cuja venda é proibida são ações  que estão ao nosso alcance, não é?

Nome cientifico: Leontopithecus chrysomelas.
Nome popular: Mico-leão-de-cara-dourada.
Tamanho:Mede de 17 a 50 centimetros e sua cauda, de 23 a 39 centimetros.
Local onde é encontrado: Mata Atlãntica, especialmente ao sul da Bahia.
Hábitat: Sul da Bahia e Norte do Espirito Santo.
Motivo da busca: Animal ameaça de extinção.

MICO-LEÃO-DE-CARA-DOURADA



Uacari-branco 
Poucos animais chamam tanto a atenção quanto o uacari-branco. Afinal, quem não pararia para observa esse macaco de rosto vermelho e pêlo branco, capaz de saltar cerca de 30 metros na hora de passa de uma árvore a outra? Encontrado apenas no Brasil, esse animal merece mesmo todos os olhares! Ainda mais porque tem muitas outras caracteristicas cusiosas... Para começar, o uacari-branco é careca. Por isso, recebeu dos cientistas o nome Carajao calvus, já que a palavra ´´calvo´´ vem do latim calvus, que significa ´´sem cabelo´´. Mas se falta pélo na cabeça do uacari-branco, o mesmo não se pode dizer do seu corpo. Ele é todo coberto por longos pêlos de cor branca. A exeção fica por conta da barriga, que apresenta pêlos amarelos-avermelhados. o rosto vermelho da espécie, por sua vez, pode ser um trufo na hora em que o uacari-branco precisar encotra um par, Isso mesmo! Esse macaco vive em bandos compostos por até 50 animais e, na época da reprodução, nos meses de março e abril, quem tem o rosto mais vermelho chama mais a atenção e tem mais chance de encontra um parceiro para ter filhotes. Afinal, a cor vermelha do rosto é um sinal de boa saúde! E já que falamos em filhotes... O tempo de gestação do uacari-branco dura, aproximadamente, seis meses e fica bem agarrado á sua barriga, mas quando completa dois meses, pula para as suas costas. Ao contrário dos seus pais, o bebê ucari-branco tem o corpo coberto de pêlos cinza-escuro e não é careca. Essa espécie de macaco nasce com pêlos na cabeça, mas os perde contorme vão ficando mais velhos. O uacari-branco vive no topo das árvores mais altas da Floresta Amazônica, onde passa o dia procurando alimento. Porém, não está por toda a mata. Ocorre somente nas áreas inundadas pelos rios de águas claras, lugares conhecidos como vázeas amazônicas. para se alimentar, desce para os ramos mais baixos das árvores. Come sementes, brotos, folhas, insetos e, enquanto os outros macacos se alimentam de frutos maduros, essa espécie gosta de comer frutos verdes. Além disso, não vai até o chão para beber água, mesmo vivendo á beira de rios. Prefere lamber as folhas e tomar a água das chuvas que se acumula em plantas chamadas bromélias. Outro detalhe curioso: o nome uacari-branco foi dado pelos indios e representado o som emitido pelo animal. O desmatamento é a pior ameaça ao uacari-branco. Para impedir a extinção deste animal, devemos preservar o ambiente em que ele vive, evitando a sua destrição. Somente assim o uacari-branco vai ter sempre oque comer e onde viver!

Nome cientifico: Cacajao calvus calvus.
Nome popular: Uacari-branco.
Tamanho: Aproximadamente, 40 centimetros de comprimento, sem contar a cauda, que mede 12 centimetros.
Peso: Os machos pesam cerca de 3,5 quilos e as fêmeas, 2,9 quilos.
Onde é encontrado: Na Amazônia, exclusivamente em áreas de florestas inundadas-as chamadas várzeas amazônicas-, em regiões banhadas pelos rios Solimões, japurá e jeruá.
Hábitat: Áreas inundadas por esses rios, que têm águas claras, na Floresta Amazônica.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!



 

 

 

Um comentário: